Bem-vindo de volta, amigo!
LOGIN
Ou Esqueceu a senha?

Possibilidade de desenvolvimento de uma inovadora esteira omnidirecional para óculos tipo Rift

Por: Renato Ximenes Iniciante

Boa noite,

Eu me chamo Renato Ximenes, sou formado em engenharia civil, com trabalhos na área de inteligência artificial (Redes Neurais Artificiais). Gostaria de discutir a possibilidade de desenvolvimento de uma esteira omnidirecional (Aquelas para uso com óculos Rift) diferente de todas as propostas no mercado atual, mais prática e realística, com dimensões bastante reduzidas e que não necessite de cinto de estabilização. Já conversei com várias professores que acham a ideia excelente e viável, o único impasse seria a possibilidade de implementação do projeto, que sanei parcialmente com algumas pesquisas, e tive por isso resultados positivos. Gostaria que me retornassem para mais informações caso possível. Desde já agradeço a atenção.

Att, Renato Filho Ximenes

email: renatoximenesss@gmail.com

Criado em 25/12/2016 22:57

Respostas

29/12/2016 16:02

Diego Pinto Administrador

Legal cara!

Pessoalmente não faço ideia de como essas esteiras funcionam. Tem alguma coisa do teu projeto que tu possa compartilhar?

Abraço! 

04/01/2017 23:20

Renato Ximenes Iniciante

Boa noite Diego!

Basicamente as esteiras omni a venda, são compostas por uma plataforma côncava com baixo coeficiente de atrito, tênis especiais, também com baixo atrito, e uma cinta que trava a pessoa no lugar. Um exemplo é a esteira Virtuix Omni (https://www.youtube.com/watch?v=aTtfAQEeAJI) . O grande problema é o preço elevado, o espaço ocupado e a não fluência e naturalidade no andar. As esteiras de academia possibilitam o caminhar apenas em uma direção. Existe uma esteira especifica mto complexa pra movimentos em varias direções, mas inviável atualmente pra residências e extremamente cara. (https://www.youtube.com/watch?v=ZhcFMD4n9Jw). Dai eu pensei, pq nao mudar o referencial das coisas? Pq o caminhar necessariamente precisa ser sobre uma esteira? Pq nao acoplar rodas em um tênis com movimento reverso, e simular um caminhar? Isso é totalmente diferente das concepções de esteira que existem hj. Eh possivel sim simular um caminhar ou correr, com rodas sob um tenis, que giram no sentido contrário ao movimento. Tais rodas seriam controladas pq pequenos motores, o numero de rodas seria suficiente pra distribuir e reduzir a tensão sobre o solado e minimizar o torque necessário a cada uma das rodas. Os motores seriam controlados por um microprocessador que levaria em conta fatores como a velocidade relativa entre um tenis e outro e a força exercida pelo pé ao impulsioná-lo. Tal processador seria capaz de dar inteligência as rodas de maneira a simular perfeitamente um caminhar ou correr em um msm eixo. A pessoa correria ou andaria no msm lugar, sem cintos com uma maior imersão em jogos com óculos tipo Rift ou VR. Além do mais, poderia ser utilizada como uma esteira portátil para exercícios aeróbicos. É um novo conceito em esteiras de realidade virtual, não encontrei nada disso em desenvolvimento. Esse mercado vem crescendo muito, tornando acessível óculos de realidade aumentada como o VR. Gostaria de saber sua opinião Diego sobre a viabilidade, problemáticas, literatura técnica, etc.

Abraço!