Bem-vindo de volta, amigo!
LOGIN
Ou Esqueceu a senha?

Você tem coragem de abandonar a IDE do Arduino? PlatformIO + Atom

Por: Diego Pinto Administrador

A IDE do Arduino é um lugar macio e confortável. Simples e direto, podemos fazer nosso sketch brotar na placa clicando em apenas um botão. Assim, o programador iniciante não precisa se preocupar com compilador, flags de compilação, linker, etc, facilitando o processo de aprendizagem.

No entanto, programadores mais experientes esbarram em limitações o tempo todo: não é possível gerenciar um projeto de fato, as bibliotecas ficam centralizadas em um único diretório, etc. É justamente nesse momento que sentimos falta de algo mais completo e profissional.

Neste espírito de ousadia e alegria, apresento-lhes o PlatformIO: um ecossistema aberto para desenvolvimento de Arduino e outras plataformas. Neste tutorial vamos utilizá-lo em conjunto com o interessantíssimo editor Atom.

Chega de enrolação. Mão na massa:

1. Faça o download do Atom.

2. Instale.

3. Quando a instalação terminar o Atom abrirá automaticamente. Clique em "Open Installer", em "Search Packages" digite "PlatformIO" e aperte enter. No item "platformio-ide" clique em "Install".

4. Uma mensagem vai aparecer! Calma jovem, clique em "Install Python".

5. Você será direcionado para a página de download do Python. IMPORTANTE: baixe a versão 2.7.11!

6. Inicia a instalação. IMPORTANTE: não esqueça de marcar a opção "Add phytoon.exe to Path"!

7. Clique em "Next" e aguarde a instalação terminar.

8. Volte ao Atom e clique em "Try Again".

9. Aguarde o término da instalação do PlatformIO IDE.

10. Ao terminar a instalação clique em "Reload Now".

11. Pronto! O Atom vai voltar com uma cara diferente, com alguns botões novos.

12. Para criar um novo projeto clique no menu "PlatformIO", na opção "Initialize new PlatformIO Project or update existing..."

13. Uma nova janela vai aparecer. Clique em "choose a board" e selecione o modelo desejado (fiz o teste com o "Arduino Nano ATmega328"). Não deixe de dar uma olhada na enorme quantidade de placas que o PlatformIO suporta!

14. Selecione um diretório para criar o projeto e clique em "Initialize". Eu escolhi a pasta Blink no meu Desktop (sim, vamos piscar um LED).

15. Um banner verde vai aparecer. Como verde é uma cor que indica que as coisas deram certo, na esquerda você poderá ver a árvore de arquivos do seu novo projeto.

16. Na árvore de projeto temos a pasta "src". Vamos criar nosso arquivo fonte lá dentro. Clique com o botão direito do mouse e selecione "New File".

17. Nomeie seu arquivo. No meu coloquei "blink.ino".

18. E agora? Que projeto legal, incrível e surpreendente podemos fazer? Já sei, um pisca LED!

19. Agora basta clicar em "Upload" (na direita, o segundo botão de cima pra baixo... com o icone de uma seta... isso!) para compilar e carregar o arquivo no Arduino.

Pronto! Fizemos o básico. Agora é sua vez. Você pode adicionar mais arquivos fonte na pata "src" do seu projeto, você pode editar o arquivo "platfomio.ini" pra mudar a pasta onde estão seus fontes, apontar para bibliotecas externas, mudar as flags de compilação, entre outras coisas. Mais informações na documentação do PlatformIO.

E se ainda ficar com dúvidas, comenta ou pergunta para o pessoal lá no forum.

Respostas

28/04/2017 22:12

Walace Rosa Laurindo Iniciante

 Estou enfrentando um erro e nao sei resolver.

 

Observacao: nao apareceu a caixa de dialogo para instalar o pyhton. Apenas deu a seguinte mensagem de erro: PIP The system cannot find the path specified.

Quando instalo o pyhton 2.7 e reinstalo o pacote o erro permanece

Responder a: Você tem coragem de abandonar a IDE do Arduino? PlatformIO + Atom

POSTAR